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Arquitetos: EAA - Emre Arolat Architecture
- Área: 6350 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Cemal Emden
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Fabricantes: Ikizler, Lunawood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Centro Cultural e Espaço de Casamentos Eyüp foi construído através de uma colaboração entre uma instituição pública e um escritório de arquitetura em uma relação arquiteto-cliente. Ao contrário de edifícios públicos obtidos por meio de concurso, o cliente estava no comando do processo, bem como o arquiteto. Assim, podemos afirmar que o edifício é de propriedade dos dois.
O edifício localiza-se na praia, em Golden Horn. O período de industrialização, especialmente depois de 1950, resultou em uma textura urbana constituída por assentamentos informais por pessoas que vieram para Istambul para trabalhar nas fábricas nas proximidades. Esta textura urbana ainda ocorre hoje, depois de transformações formais. O edifício é considerado como um componente de paisagem estrutural combinando a diferença de nível entre pedestre e o mar, com uma rampa. Os programas do edifício, como o salão de casamentos, a sala de conferências, o restaurante e o teatro estão localizados no espaço entre o térreo e a rampa e estão expostos ao exterior da forma mais transparente possível.
Deste modo, as pessoas que vivem no bairro podem chegar à praia Haliç usando esta rampa e ter contato visual com as atividades que ocorrem dentro do edifício. Neste sentido, ele pode ser considerado como altamente diferente da maioria dos centros culturais existentes na Turquia, que apesar de seus números crescentes, têm dificuldades de ter boa relação com as pessoas, criando atrativos.
A maioria destes edifícios têm a forma introvertida, enquanto alguns exemplos recentes demonstram jogos formais para atrair a atenção, incluso podem chegar a formas Neo-Seljukian ou neo-otomanas. No Centro Cultural e Espaço de Casamentos Eyüp, podemos dizer que o desenho do edifício não é considerado como um processo de tomada de forma. A ideia de conexão dos dois níveis diferentes com a rampa e o princípio de transparência são as principais motivações da forma do edifício. A permeabilidade encaixotada pela transparência permite que pessoas criem conexões visuais e suas relações com o contexto, mesmo quando estão dentro do edifício.